top of page

Reabilitação Oral

Ter um sorriso bonito é o sonho de muita gente, mas nem sempre há cuidado com a saúde da boca.

 

Antes de falar que tipos de procedimentos compreendem a Reabilitação Oral, é preciso entender bem o que a expressão significa no meio odontológico. Chama-se dessa maneira o processo que restaura a estética dental por meio de procedimento nos dentes ou na região da gengiva, seja uma restauração, uma extração ou um implante dentário. ​ 

 

De maneira geral, a reabilitação acontece por duas vias: a primeira é a mais comum, porque envolve a decisão de deixar o dente com um aspecto estético melhor; já a segunda tem a ver com uma questão funcional e beneficia a harmonia da boca. ​ Porém a intervenção depende mesmo do caso apresentado no consultório.

 

Há situações em que vários dentes estão danificados ou quebrados e outras nas quais a pessoa não consegue sequer mastigar corretamente devido à má oclusão. Por isso, esteja bem informado sobre como os procedimentos funcionam.

 

Se você apresenta uma das duas causas ao seu dentista, é hora de avaliar a situação para chegar ao tratamento ideal.

O profissional precisa, em geral, de exames clínicos, moldes das arcadas e raios-x ou tomografia da face para prosseguir. 

Com o estudo completo em mãos, o especialista tem como definir o que fazer para obter bons resultados diante do sorriso do paciente. Adiante, reunimos alguns dos três procedimentos mais comuns nos consultórios, desde a colocação de prótese fixa até as novas lentes de contato bucal, passando, claro, pelos implantes.

Por que realizar esse tratamento?

Como você leu anteriormente, o tratamento reabilitador envolve várias práticas e o seu caso pode requerer a colocação das lentes de contato bucal ou até mesmo a instalação de prótese sobre implantes. 

 

Contudo, sabe por que os especialistas recomendam a reabilitação? A resposta tem a ver com, pelo menos, três benefícios:

Devolver a funcionalidade

Porta de entrada ao corpo, a boca deve ser o primeiro cuidado de uma pessoa saudável. Contudo, nem sempre o paciente tem a devida atenção com essa região. O resultado são os problemas bucais, os quais podem comprometer outros órgãos (como o coração). Ao fazer reabilitação, os ganhos incluem, primeiramente, o restauro da função dos dentes e da gengiva, para que você consiga realizar as atividades bucais (como a mastigação e a fala) de maneira adequada. Os sistemas corporais que dependem da boca ficam estáveis novamente e a sua saúde agradece! ​ 

 

Ganho estético

É comum os pacientes chegarem à clínica procurando um ganho estético por meio da reabilitação oral. Pois é, essa é uma das causas que levam a procedimentos como a instalação de implantes ou próteses. Afinal de contas, quem não quer estar em dia com o corpo sem abrir mão da beleza, não é mesmo? O que nos leva ao próximo item: a autoestima. ​ 

 

Autoestima

O terceiro benefício ligado à reabilitação oral é a melhoria ou a conquista da autoestima. Não é de hoje que ter um belo sorriso está entre as suas prioridades, e você sabe como é importante se sentir bem consigo. Quando uma pessoa não está confortável para sorrir, a sensação compromete vários pontos. Há pacientes que relatam desde antissocialidade até depressão por causa dos problemas dentais. A reabilitação oral devolve a segurança para você voltar a gargalhar sem medo! Neste conteúdo, você aprendeu o que é a reabilitação oral, procedimento que pode envolver vários dentes e a gengiva para dar um ganho estético e funcional na sua boca. Além disso, descobriu como esse método odontológico funciona, seja com a prótese ou os implantes.

Prótese Dental

Trabalhamos com os seguintes tipos de Próteses Dentais:

Próteses sobre dentes;

Próteses sobre implantes;

Próteses totais;

Próteses parciais;

Próteses fixas e removíveis .

bottom of page